Atrair mais visitantes para seu blog


mais visitantes no seu blog


Existem algumas maneiras de um visitante chegar ao seu blog:
1-Pesquisa orgânica (via Google, Bing, e similares):

Para atrair visitantes seu blog precisa estar bem indexado para aparecer nas pesquisas que internautas fazem todos os dias. Para quem está começando, ou não aplica ao blog técnicas de S.E.O. este é o caminho mais difícil para conseguir visitantes. E o mais inseguro. E leva cerca de 6 meses para seu blog começar a ser indexado pelos mecanismos de pesquisa…

2- Navegando de blog em blog ele “cai” no seu: difícil, mas acontece…

Sim, é difícil alguém sair clicando em Próximo blog na navbar (aquela barra de navegação nativa do Bloggerque aparece aí acima do cabeçalho) Há quem faça (eu fiz uma vez na vida) mas a chance desse tipo de leitor se deter em seu blog é muito pequena. Mas acontece…

3- Favoritos: o leitor um dia viu seu blog, gostou e colocou nos Favoritos do seu pc.

Sim, ainda hoje há quem favorite os blogs que gosta. Daí, um belo dia o pc precisa ser formatado, ou trocado, e lá se vai seu leitor… ele se perdeu de você.

4- O leitor viu um comentário seu em algum blog.

Em minha opinião este é o 2º melhor caminho para atrair visitantes. Comentários bem feitos, inteligentes, que tenham ligação com o post e que direcionem para seu blog ou perfil aberto (sim, ainda tem gente que comenta com Perfil indisponível) naturalmente fazem o leitor se interessar em conhecer quem comentou. Eu mesma conheci e me tornei conhecida no começo comentando em blogs. E ainda hoje, quando leio um bom comentário em algum blog vou atrás do comentarista para conhecer.

5- Links em outros blogs, seja em posts (bom!), seja em blogroll na sidebar (muiittooo bom!)

Agora cheguei onde queria!
A maior fonte de tráfego que seu blog pode conseguir são os links diretos. Sim!
Acompanhe comigo: o leitor está em um blog do qual ele gosta. Então ele vê o nome de seu blog (que precisa ser original, e único) e o título de sua postagem (que precisa ser muito bom sempre, para instigar o leitor) e adivinha? Você ganhou um visitante! Que pode se tornar “seguidor”, que pode assinar o feed
* de seu blog. E o mais importante: que pode vir a ser seu amigo!

Mas, como conseguir links em outros blogs? Pedir? Trocar? Comprar? Chantagear? Ameaçar sequestrar a mãe do blogueiro?
Francamente não sei a receita. Sei apenas o que não pode. Claro, do meu ponto de vista.
Não pode implorar: mendigo de link é o oó!

Não é legal exigir, fazer #mimimi, nem a famigerada troca de link (se você me linkar eu te link de volta, e se me tirar de seu blogroll eu tiro você do meu). Gente, recebo todo dia email propondo isso. Nem respondo pois acho o cúmulo da deselegância.

Há blogs grandes que vendem espaço de divulgação. Se você pode, se joga. Eu jamais fiz, e acho que jamais farei. Por falta de verba.
Ah, sequestrar e chantagear também não é boa ideia…

Em minha humilde opinião o melhor modo de conseguir que linkem seu blog é:
Link primeiro. Existem muitos blogueiros que, espontâneamente, retribuem a gentileza.
Tenha conteúdo em seu blog. Daí as pessoas naturalmente se interessarão.
Faça amigos. Cara, vou te falar que amigos que gostam de você, que apreciam o que você posta e que te respeitam, valem mais que o Google na hora de atrair tráfego ao seu blog! Eles retuítam seus posts, falam de você prasamigas, citam seus posts, citam você… Valem mais que o Google na hora de divulgar e gerar tráfego!
E tráfego bom gera muitos leitores de feed*, que gera relevância, que traz muitos seguidores, que geram muitas visitas e também muitos links…

Feeds
* são muito práticos para quem acompanha muitos blogs. Dá para ler tudo em uma única página, sem perder tempo esperando templates pesados abrirem. Lê-se tudo, e comenta-se apenas o que considerar relevante. Do meu ponto de vista é o salto de qualidade de um blog. Mas para que os feeds gerem visitas é preciso que seu blog tenha realmente conteúdo. Clique no link e aprenda a configurar seu feed! Completo, sempre!

Porque, para mim, é mais importante ser lida e ter relevância do que apenas ver o contador de acessos subir…
Você mintendeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TWITTER